Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 16 de setembro de 2017

Em Canto e Poesia lança seu primeiro DVD no Teatro de Santa Isabel


Foto: Mari Pinheiro 
 Poesia que sai pelos poros. Música que abraça os dizeres sertanejos. Diretamente de São José do Egito, os irmãos Greg, Antônio e Miguel Marinho vem semeando sua arte por onde passam. Eles são o Em Canto e Poesia, que, neste deste sábado (16), lançará o seu primeiro DVD, Canção do Tempo, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

O mesmo Santa Isabel que recebe os irmãos Marinho também foi palco do avô deles, Lourival Batista, a lenda viva da poesia sertaneja, Louro do Pajeú. Foi lá que ele participou – junto aos irmãos Dimas e Otacílio Batista – da primeira cantoria de viola realizada num palco de teatro no Brasil, em 1946, promovida por Ariano Suassuna quando ainda era um estudante de Direito.

 No mesmo palco, em 1987, Louro e Ariano estiveram juntos novamente. Lourival fora homenageado do II Congresso de Cantadores do Recife e o escritor presenteou-lhe com uma viola que hoje se encontra no Instituto Lourival Batista, em São José do Egito.

DVD “Canção do Tempo” foi gravado em 2014, no Teatro de Santa Isabel (Foto: Mari Pinheiro)  

“O Santa Isabel é muito importante para a gente muito antes de a gente nascer, com essa ligação que temos através do nosso avô”, diz Antônio Marinho, que herdou de Louro a habilidade com as palavras e a sua cadência. Greg, o mais velho, empunha o violão e canta. Miguel, o caçula, é dono de uma das mais habilidosas formas de se tocar pandeiro e também canta.

 Os irmãos são a quarta geração de artistas que ajudou a alçar São José do Egito a um dos mais importantes redutos dos poetas em Pernambuco. Tudo começou com Antônio Marinho, bisavô deles, ainda no século XIX, passou por Louro, chegou à mãe dos rapazes, Bia Marinho. Greg é filho de Bia com o poeta e compositor Lamartine Passos. Antônio e Miguel têm como pai Zeto do Pajeú. O tempo e a genética se encarregaram de perpetuar essa tradição

O DVD Canção do Tempo foi gravado também no Santa Isabel, em 2014, no lançamento do primeiro CD do grupo, Em Canto e Poesia. De lá para cá, três anos se passaram. “Nesse tempo nós fomos à Bahia, nos apresentamos, pela primeira vez, fora do Nordeste, em lugares como São Paulo e Brasília”, conta Marinho. 


Confira Rastro Antigo, com Lira, na gravação do DVD Canção do Tempo



“O que nós iremos apresentar nesse show não é um espelho do DVD. Não é parado naquele som de 2014. O show em si é o que o grupo é agora. Teremos, por exemplo, quatro canções que estarão no nosso segundo álbum, que será lançado no ano que vem”, adianta Marinho.

A banda que os acompanha também passou por modificações. Neste show de amanhã, estarão com os irmãos Marinho, em palco: Lucas Crasto (baixo), Guilherme Eira (guitarra e viola), Felipe Weinberg (bateria) e Nego Henrique (percussão).

E, como não poderia deixar de ser, vários serão os convidados: Lira, Izabel Helena, Graça Nascimento, Talis Ribeiro e, claro, a família: Tonfil (primo deles) Lamartine Passos e Ana Luiza Passos (pai e irmã de Greg, respectivamente) e Bia Marinho (mãe dos três). “Nosso palco tem sempre um pedaço de família também”, fala Marinho.

SERVIÇO

Em Canto e Poesia lança o DVD 
Canção do Tempo
Sábado (16), às 20h
Teatro de Santa Isabel | Praça da República, s/n – Santo Antônio
R$ 20 (inteira) / R$ 10 (estudante)
À venda na bilheteria do Teatro e nos pontos:
Loja Passadisco | Rua da Hora, 345 – Espinheiro
Box Sertanejo (Mercado da Madalena) | Rua Real da Torre, s/n – Madalena)
Glück Bier | Rua Prudente de Morais, 351 (Maracatu Hostel) – Carmo – Olinda

Por Leonardo Vila Nova 


Fonte: Poraqui.News

Nenhum comentário:

Postar um comentário