Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Poesia: "Afogado na poesia do banho", um poema de Flávio Petrônio


AFOGADO NA POESIA DO BANHO  

Quando eu vejo o sertão tomando banho
Eu me banho e me envolvo no que vejo.
A alegria em meu corpo faz um cortejo
Em uma emoção que não tem tamanho.
Eu me embriago em lucidez, eu me assanho...
Viro menino nos encantos seus,
Aumentando os mistérios que são meus,
Transformando-me em ser alucinado:
Pois quando vejo o meu sertão molhado,
Tenho a impressão que me encontrei com Deus.

Cada telha é precisa em percussão,
E é preciso o pingo tocando nela.
A batuta é o corisco na janela,
Orquestrando sob poder da Criação.
Passarinho faz da folha um gibão,
Galopando um cipó na ventania.
Atrás de um pote o encolher-se da gia,
É pra rezar em agradecimento.
Essas coisas só se veem no momento
Que o sertão é transmutado por magia.

Na cidade, as casas fazem convite
Com as suas bicas bem enfileiradas,
Promovendo a festa das molecadas
Que nos ensinam a ignorar limite.
Quem não cai na chuva, não se permite,
Levantar a sua estima no lirismo.
O banho de chuva tira o cinismo
De um panorama mais embrutecido.
A água vinda do céu tem um sentido
Provocando em nós um novo batismo.

No regresso que o banho me faz ter,
Vejo o renascimento do sertão.
A natureza extasiar-me a emoção
 
Como um broto orvalhado ao sol nascer.
Em todo o canto um brilho eu posso ver,
Transportando-nos ao útero materno:
O sertão, bem envolvido pelo inverno.
Eu, envolvido na magia do destino,
De conduzir em mim um ser menino
Que vive brincando de ser eterno.

Flávio Petrônio.
la foto del perfil de Flávio Petrônio

Na temática da minha amiga, Ana Maria Oliveira que me noticiou Triunfo sob as chuvas de fevereiro, dizendo: “é bonito o caba ver o sertão tomando banho, né, poeta?”.


Fonte: Facebook de Flávio Petrônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário