Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

MÚSICA CLÁSSICA: Orquestra Sinfônica do Recife inicia temporada em meio a dificuldades

Em meio a dificuldades estruturais e à insatisfação causada pela falta de melhores condições de trabalho, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), comandada há 13 anos pelo maestro Osman Gioia, inicia hoje a temporada de 2013. Batizadas de Concertos noturnos, as apresentações acontecem duas vezes por mês, em quartas-feiras alternadas, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. A entrada é gratuita.

A apresentação de hoje será focada em obras de Mozart. Na primeira parte, executa-se a abertura da ópera O rapto do serralho, composição de fins do século dezoito. Em seguida, a Orquestra executa a peça Sinfonia concertante para violino e viola. Criação que, segundo Gioia, exige boa dose de virtuosismo dos instrumentistas.

O concerto terá as participações especiais dos solistas Emmanuel Carvalho, da própria OSR; e do violista convidado Sávio Santoro, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco. 

De acordo com o maestro, esta série é a mais nobre atividade artística da Orquestra Sinfônica. “É na série Concertos noturnos que a Orquestra mostra todo o seu potencial, toca no teatro, seu habitat natural, e com toda a pompa. Para essas apresentações, selecionamos grandes obras do repertório erudito tradicional: clássico, romântico, contemporâneo, com composições internacionais e nacionais”. Em quase todos os concertos deste ano, a Sinfônica convidará solistas e até regentes de outras orquestras e Estados para tornar as apresentações ainda mais atraentes.


Segundo Osman Gioia, quando foi convidado a assumir o comando da Orquestra Sinfônica do Recife, na primeira gestão do prefeito João Paulo, a situação era bem mais problemática do que atualmente. “Quando entrei aqui, havia quase 20 anos que não se tocavam óperas. Fizemos balé, gravamos CDs que até ganharam prêmios, como o Sivuca sinfônico (Biscoito Fino, 2006)”, relembra.

Outro ponto que ele destaca é a capacidade da Sinfônica em transitar por repertórios clássicos e populares. Além de compositores como Schubert, Brahms, Bach, Heitor Villa-Lobos, a OSR já realizou concertos com obras de Luiz Gonzaga, Chico Science & Nação Zumbi, Beatles e Pink Floyd. “Estamos conseguindo levar o trabalho adiante mesmo com as dificuldades que temos tido. Espero que melhorem”, ressalta.

Osman diz que vem conversando com a nova administração da prefeitura a fim de dar jeito nos diversos inconvenientes pelos quais a OSR tem passado. Entre alguns deles, o regente cita desde problemas na estrutura física do escritório da orquestra, a falta de instrumentos e até a falta de melhores condições de trabalho para os instrumentistas.

“No último concurso que abrimos, em 2002, não conseguimos completar o nosso quadro – que é de 109 vagas. É um dos maiores (do País), comparado até a Osesp (Orquestra Sinfônica de São Paulo). Mas, dado o tamanho do Teatro, é até um exagero. Poderia ser um pouco menor, com 85, 90 músicos. Mas mesmo assim falta gente qualificada”, informa.

A maior carência da Orquestra Sinfônica do Recife está no naipe de violinos, que precisa de mais 14 instrumentistas. De sopros e percussão, o conjunto está relativamente completo. 

O diretor de produção artística da OSR, Múcio Callou, que está há 16 anos no cargo, reforça as queixas de Osman Gioia. Ele diz que há cerca de 30 anos não são feitos grandes investimentos na orquestra.

As remunerações ainda estão aquém do ideal – o que explica em boa medida a fuga de músicos para outras orquestras e atividades. “O ideal é que, junto com um novo concurso, fosse implantado um Plano de Cargos e Salários”. Para Callou, enquanto a primeira providência não sai, a segunda deveria ser agilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário